sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Equinócio do Outono 2017











Enquanto houver um cámone a estacionar o trólei XXL em cima dos pés da #passageirafrequente, uma norueguesa a beber um pontapé na c*** no Bairro Alto ou um grupo de não-ocidentais, liderados por uma não-ocidental de chapéu-de chuva em riste, perdido na Rua Morais Soares, o Verão ainda não acabou.
Não interessa se já não há bolas de Berlim a empanturrar os areais nem noites de calor sem casaquinhos.
O que importa é que as pesetas, e os marcos e as liras continuem a engordar o PIB.
— em Estação Cais do Sodré.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A Medicina, a Psicologia e a Psiquiatria entraram num comboio...




Sentadinha no seu lugar, no sentido da marcha e nos bancos de quatro, vai imbuída do espírito académico. Ouve a conversa de três estudantes, duas finalistas do secundário e uma a frequentar o décimo primeiro ano. Escolheram o Curso de Ciências e Tecnologias porque "tem mais saídas". Depois uma delas começa a divagar "eu queria medicina, mas vou antes para psicologia, é que a psicologia vai ser sempre preciso, tipo agora, tipo para toda a gente" (ao contrário da medicina, que ...está a passar de moda, porque já ninguém fica realmente doente, pensa a #passageirafrequente, enquanto continua a escutar a conversa alheia). E concordava outra "iá, psicologia tem bué saídas, tipo para psiquiatra!".
Sim senhora, gente esclarecida, cheia de ambição. Estamos todos mais descansados porque o sistema de ensino, no que à escolha das áreas vocacionais e saídas profissionais diz respeito, está a funcionar i-m-p-e-c-a-v-e-l-m-e-n-t-e.



segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Dois lugares para dois rabos














Ao fim de sete paragens, a tia de Cascais (das originais, sentada de lado, pernas esticadas e mala a ocupar o lugar do lado, telemóvel em riste, sorriso pateta na troca de sms e a ler baixinho cada mensagem que escrevia e as que recebia) lá percebeu que os lugares para dois sentam mesmo dois rabos.
Que maçada, pensa a #passageirafrequente, já não haver primeira classe. É que hoje teria poupado um bocadinho de paciência...



quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Mais um ciclo



Sabe-se que a vida é feita de ciclos, há teorias sobre altos e baixos, retracção e expansão e isso. Hoje começou outro ciclo, o de transportes públicos cheios de caras novas e caras jovens: os que vão pela primeira vez, os que vão repetir e os que nem sabem ao que vão.

Hoje havia miúdas com os cabelos impecavelmente alisados, maquilhadas e carregadas de esperança e havia rapazes a serem rapazes. Recomeça hoje o desfilar de mochilas e tróleis cheios de livros e apontamentos e equipamentos de educação física.

No comboio lotado, a #passageirafrequente reparou num miúdo de dez anos, de camisa branca e sapatos engraxados, que sorria. Um sorriso rasgado que contrastava com as trombas de todos os que o rodeavam. Ela também sorriu e houve mais quem o tivesse feito, era contagiante, como um bocejo ou o riso nervoso.


Saiu numa paragem no meio do percurso. O rapaz mais velho que o acompanhava, irmão certamente, trocou com ele uma piscadela de olhos e seguiram pela plataforma de mãos dadas.


Que seja um bom ano, este de 2017-2018, cheio de sorrisos para os que vão aprender e para os seus mestres e cuidadores.


[foto "roubada" à Professora MJoão Afonso, que ajudou a construir esta escola no outro lado do mundo #respect]

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Desmentido - IRONMan









Lamentavelmente a #passageirafrequente vem por este meio informar todos os que apoiaram a sua participação na competição (e também aqueles que ignoravam o seu propósito) que, devido a um mal-entendido linguístico, não participará na prova IRONMAN no próximo sábado em Cascais.
Na verdade, tratou-se de uma confusão com a palavra “iron” que, em inglês significa ‘ferro’, mas também ‘ferro de engomar’.
Assim, e não havendo uma competição internacional de passar a ferro, fica sem efeito a sua participação no evento.
A todos um gigantesco BEM-HAJAM!








IRONMan












Devido ao treino intensivo das próximas quarenta e oito horas, a #passageirafrequente vai estar ausente das lides feicebuquianas.

Agradece a todos as mensagens de incentivo e espera representar condignamente as cores do seu coração.